Categorias
Cidades Inteligentes

Viena, Semáforos Inteligentes também são parte de Cidades Inteligentes

Viena está no topo do ranking das smart cities, ou cidades inteligentes, do mundo!

A cidade de Viena,  Áustria, está no topo do ranking das smart cities, ou cidades inteligentes, do mundo! Mais uma inovação importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas foi a instalação de 200 semáforos inteligentes, substituindo aqueles acionados por botões.

Essa iniciativa foi identificada a partir da necessidade dos cidadãos: as pessoas não tinham paciência para esperar o sinal verde após apertar o botão levando-as a atravessar quando o sinal ainda estava vermelho. Por outro lado, condutores ficavam parados no sinal mesmo sem ter pedestre. E, também, tinham aqueles que apertavam o botão por diversão deixando os motoristas parados no sinal vermelho sem necessidade.

Foram apenas 2 anos para desenvolver os semáforos inteligentes instalados na cidade, em dezembro de 2019.  Eles economizam muito tempo de motoristas e pedestres e, é claro, melhora o fluxo do trânsito consideravelmente!  As autoridades municipais, responsáveis pela iluminação urbana e sinais de trânsito, encomendou à TU Graz’s Institute of Computer Graphics and Vision o desenvolvimento do novo sistema.

Utilizando uma pequena câmera e software específico, o semáforo inteligente detecta automaticamente a intenção dos pedestres quando se aproximam, observa sua direção e comportamento prevendo se a pessoa realmente quer atravessar ou está apenas passando. Os algoritmos foram desenvolvidos sobre a base dos modelos globais do movimento e da informação coletada da prova.

As câmeras captam imagens num campo de visão em uma área de 8×5 metros reconhecendo os pedestres. O sistema leva apenas de um a dois segundos para avaliar a intenção do pedestre.

Prévio à instalação, foram analisados onde esse sistema de controle computadorizado seria mais adequado como cruzamentos com um alto volume de pedestres e congestionamentos e pontos próximos a escolas, prédio públicos e museus. A população também foi devidamente informada sobre o funcionamento do novo sistema.

Os benefícios são evidentes com menos tempo aguardando pelo sinal vermelho para atravessar, mais segurança aos pedestres, melhoria da circulação (melhor fluxo de tráfego)  e, convenhamos, melhor humor a todos que vivem o trânsito caótico das grandes metrópoles.

Essa é mais uma tópico inovação que se “encaixa” no conceito de Cidade Inteligente, ou Smart City, por meio da inovação e tecnologia simplifica o dia a dia para melhorar a vida das pessoas.

Se você se interessou por esse assunto de Cidades Inteligentes, vale a pena dar uma olhada na quantidade de projetos desenvolvidos para Viena clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *