Categorias
Candidato a Vereador Capacitação Trabalhabilidade

Dê um Computador e acesso WiFi a um Jovem …

Computador, Wifi grátis e capacitação em tecnologia da informação para jovens de baixa renda

Apaixonado por tecnologia, atuo no setor há mais de 40 anos e, em 2020, decidi ser Candidato a Vereador pelo Partido Novo. Um dos meus objetivos é reduzir a Exclusão Digital em Belo Horizonte.

Enquanto a taxa de jovens desocupados em Belo Horizonte é superior a 34%, o setor de Tecnologia da Informação tem excesso de vagas de emprego abertas, mas não dispõe de mão de obra qualificada na cidade para preencher essas vagas.

Dentre as minhas propostas, destaco o projeto “Dê um computador e acesso WiFi a um jovem”. O objetivo é selecionar jovens que tenham aptidão e interesse em se capacitar em tecnologia, voluntários para orientar e captar doadores – pessoas e empresas – que tenham interesse em investir no futuro desses jovens.

Há uma grande disponibilidade de cursos gratuitos em tecnologia da informação – principalmente cursos de programação – oferecidos por empresas, governo e entidades diversas. São iniciativas louváveis, mas que não chegam aos que mais precisam: os jovens de baixa renda que não tem computador e nem acesso à Internet de Banda Larga em casa.

Muitos profissionais de TI gostariam de trabalhar como voluntários, ajudando na capacitação e colocação no mercado os jovens que participarem do projeto.

Muitas empresas de tecnologia se interessam em participar de um projeto como esse que tem grande impacto social e é importante para o desenvolvimento do setor.

Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, divulgada em 2019, apontou que 58% das casas brasileiras não têm acesso a computadores. Isso reflete de forma importante na formação dos estudantes e na sua colocação no mercado de trabalho.

Acredito que Belo Horizonte pode se beneficiar muito de um trabalho integrado entre empresas, poder público, academia, moradores e o ecossistema de inovação, utilizando métodos e ferramentas de inovação e tecnologia para criar soluções para a cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *